segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os 10 Mandamentos dos trilheiros




1 - SEJA RESPONSÁVEL.
(Respeite e exija que outros pilotos façam o mesmo, não arrisque sua segurança e das pessoas a sua volta com demonstrações gratuitas, malabarismos, alta velocidade, etc. )



2 - PILOTE SEMPRE DE CAPACETE E COM EQUIPAMENTO COMPLETO DE SEGURANÇA.
(Botas, capacete, óculos, colete, joelheira, cotoveleira e luvas são equipamentos imprescindíveis, não saia para um passeio sem eles, o capacete deve estar com presilha ajustada de modo a não sair da cabeça e deve ser usado na cabeça mesmo que seja para uma "voltinha"; protetores, joelheiras, devem estar sempre bem ajustados, o maior índice de traumatismo acontece nas pernas e pés, proteja-os sempre).  Fundamental ter o tipo sanguíneo indicado no capacete para o caso de resgate emergencial.



3 - NÃO COMPETIR EM PROVAS EM QUE O ORGANIZADOR NÃO OFEREÇA ITENS BÁSICOS DE SEGURANÇA E INFRA-ESTRUTURA.
(Verifique a infra-estrutura existente, ambulâncias, médicos/paramédicos circulando pelo circuito, informe-se sobre as sinalizações de perigo, atenção, etc. Quem é o piloto 00 ???  Procure saber aonde são os sanitários, estacionamentos, etc.)



4 - SAIBA DA SUA SAÚDE E MANTENHA-SE SEMPRE EM BOA CONDIÇÃO FÍSICA.
(Avise sempre seus amigos sobre problemas com sua saúde, informe caso esteja tomando alguma medicação especial e só participe de provas em perfeitas condições físicas - é muito útil ter na bolsa de ferramentas barra de cereais, saches energéticos e analgésicos especialmente quando se faz grandes percursos)



5 - RESPEITE A COMUNIDADE LOCAL, PROPRIEDADES E LEIS DE TRÂNSITO.
(Lembre-se que todo lugar tem um proprietário e que o terreno foi cedido para o evento, respeite as limitações, cercas, porteiras, não ameace animais, procure não se afastar do trajeto pré-determinado. Somos sujeitos as leis de transito como qualquer veículo. Respeite as autoridades e muita atenção com os limites de velocidade quando passar por áreas urbanas, lembre-se, sempre há crianças nas ruas.



6 - SEJA SOLIDÁRIO DURANTE A PROVA, VOCÊ PODE PRECISAR.
(Sempre que puder, procure ajudar a quem esteja com problemas.Tenha cuidado com pessoas acidentadas, evite remove-las de imediato pois um movimento errado pode gerar seqüelas permanentes)



7 - RESPEITE O MEIO AMBIENTE.
(Preserve o trajeto o máximo possível, evite mudar o roteiro original, não destrua arvores, riachos e principalmente plantações, lembre-se que certamente irá passar novamente pelo local, jamais jogue lixo na natureza, evite beber e fazer uso de drogas enquanto estiver usando sua motocicleta)



8 - MANTENHA SUA MOTO E SEUS EQUIPAMENTOS EM BOAS CONDIÇÕES DE USO.
(Uma moto bem revisada e cuidada dificilmente lhe trará problemas, pneus, relação, escapamentos, etc devem estar bem regulados e em perfeitas condições de uso. Equipamentos pessoais não devem ser modificados ou alterados pois perdem suas características de proteção.)



9 - NÃO FAZER USO DE MOTOS, PEÇAS E OFICINAS DE ORIGEM DUVIDOSA.
(Evite freqüentar oficinas e comprar peças cuja origem você não saiba, lembre-se que você pode estar adquirindo material roubado e que pode ser enquadrado com receptador.)


10 - LER OS REGULAMENTOS, CONHECER OS SEUS DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
(Conhecer seus direitos e obrigações é fundamental para tomar atitudes corretas, procure verificar com antecedência o que pode e o que não pode ser feito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário